Problema com plugin dos Correios woocommerce pi blog

Problemas com o frete dos Correios em WordPress (atualizado)

Muitas vezes o valor do frete em uma loja com WooCommerce utilizando o plugin dos Correios pode mostrar um valor incorreto ou ainda erro. Veja como resolver.

Atualização do post: nova versão da API dos Correios

Antes de falar sobre a resolução de problemas sobre os possíveis erros de configurações nos produtos ou no plugin, é importante ressaltar que houve uma mudança no sistema de comunicação dos Correios.

Importante:
Recentemente os correios mudaram sua forma de se comunicar com os sites através de uma nova API. Com isso os antigos métodos de entrega deixaram de funcionar; contudo o plugin já recebeu atualização.

Conforme anunciado na página do plugin, para seu funcionamento é necessário:
1 – ter uma conta nos Correios;
2 – ter contrato utilizando um CNPJ com os Correios;
3 – o contrato com os Correios precisa ser pelo menos no nível Bronze para funcionar com a API.

Se o seu plugin de entrega dos Correios estava funcionando há pouco tempo e de repente parou de funcionar, então o problema pode ser esse. Será necessário criar uma conta e possuir o contrato com os Correios. Após adquirir o número do contrato, você deverá reconfigurar o plugin para que volte a funcionar normalmente. Para fazer isso basta seguir os passos acompanhando o vídeo lançado pelo autor do plugin.

Como configurar o plugin dos Correios após atualização da API

Se mesmo com tudo corretamente configurado você ainda enfrentar problemas com os meios de entrega do plugin dos Correios, então siga a leitura que a solução estará logo abaixo.

Visão Geral

No grupo de Facebook da Hostnet especializado em solução de problemas relacionados a WordPress, muitos foram os relatos de problemas com o frete dos Correios, geralmente cobrando um valor acima do que o valor tabelado mostra, em outros casos não calculando frete.

Muitas pessoas chegaram a cogitar existir algum bug, mas o plugin dos Correios do Claudio Sanches tem se mostrado estável e eficiente até o momento. O problema, em geral, pode estar nas configurações feitas no WooCommerce. Existem muitas configurações que podem influenciar o resultado do valor do frete.

Vou te mostrar como revisar as configurações da sua loja virtual e, caso necessário,  analisar o log gerado pelos correios para entender onde está o problema.

Fiz uma simulação dos principais problemas que foram detectados em algumas lojas virtuais para mostrar o que deverá ser feito, desde as configurações mais simples às mais complexas e a verificação de log. Se estiver enfrentando problemas com o plugin, siga os passos a seguir.

Recomendo seguir as instruções na ordem em que elas aparecem, pois farei as verificações mais simples primeiro para ir aprofundando e chegar até a análise de arquivos de log.

Primeiras verificações

CEP da loja

Inicie a pesquisa do problema da sua loja com a configuração mais básica que irá influenciar todos os fretes: o CEP de origem, ou seja, o CEP da loja. Parece obvio demais, mas basta digitar um único número errado para desencadear o problema.

Para verificar isso vá em Woocommerce ⟶ Configurações na aba geral. Confira com atenção se o valor inserido está correto.

Se julgar que o CEP está correto, ecomendo fazer simulações de fretes dos Correios para verificar se o CEP utilizado está realmente funcionando. Já vi relatos de situações em que foi necessário alterar o CEP de origem. Simule o frete na página oficial dos Correios.

Dados incorretos da conta dos Correios

Algumas lojas possuem contrato com os Correios pagando taxas menores para o envio de seus produtos.

Se a sua loja possui uma conta nos Correios e utiliza algum dos pacotes de descontos, verifique se os dados estão preenchidos corretamente. Acesse WooCommerce ⟶ Configurações, vá na aba Integração e depois na opção Correios.

Verifique se os dados em Código administrativo e também Senha administrativa estão corretos. Se estes dados estiverem incorretos, os valores passados pelos correios podem ser os valores padrão.

Outras verificações importantes que causam problemas com o frete dos Correios

Se as verificações iniciais não foram suficientes para resolver o problema, é hora de verificar outros detalhes da configurações do plugin no que se refere à comunicação com os Correios.

Serviços opcionais dos Correios

Erro mais comum:valor declarado!

Uma das configurações que vem ativadas por padrão no plugin é a de declaração de valores para seguro. Se a sua loja não precisa fazer tal declaração, recomendamos desativá-la, pois isso aumenta o custo de envio dos produtos. Quanto maior o valor do produto, maior será o custo do seguro.

Além dessa configuração existem outras duas que podem estar aumentando os custos de entrega dos produtos: “mão própria” e “aviso de recebimento”. Ative apenas as configurações que a loja realmente necessite.

Para verificar se a sua loja está com esta configuração ativa, acesse WooCommerce ⟶ Configurações, aba Entrega na opção Áreas de entrega. Selecione uma área de entrega e clique em “Editar”. Depois escolha um dos Métodos de entrega dos Correios e clique em “Editar” e role até a área de serviços opcionais.

Você deverá rever essas configurações para cada método de entrega dos Correios e em cada área de entrega.

Veja um exemplo abaixo de simulação de envio de um produto por SEDEX em três situações:

  1. sem declarar valor;
  2. declarando um valor supondo que o produto custe R$100,00;
  3. declarando valor supondo que o produto custe R$ 1.000,00.
Simulação de frete com valor declarado nos Correios, Woocommerce

Perceba o aumento significativo no valor da entrega quando ativamos a opção de valor declarado. Note que o valor bruto da entrega é o mesmo de R$ 53,10, mas quanto maior o valor declarado, maior a taxa a o valor total a ser pago.

Para mais informações sobre esses serviços adicionais dos Correios, visite esta página. Se quiser fazer simulações de fretes dos Correios veja esta página.

Importante:
Se o valor declarado estiver ativado e o produto estiver fora da faixa de valores que o seguro cobre, no checkout você verá a mensagem de que não existem métodos de entrega disponíveis. O valor mínimo do produto para usar o valor declarado deve ser algo em torno de R$18,00, o que significa que se o produto tiver um valor abaixo resultará erro no checkout. O mesmo irá ocorrer se o valor máximo for ultrapassado; este valor máximo depende do tipo de entrega. Confira os valores na página dos Correios na aba quanto custa.

Embalagem do produto

Outro erro muito comum é cadastrar uma embalagem para o produto com dimensões ou pesos não congruentes. Verifique com exatidão as dimensões das embalagens utilizadas e também o peso das mesmas. Confira nas configurações do WooCommerce se os valores estão corretos. 

Para isso, o caminho é o mesmo do passo anterior: acesse WooCommerce ⟶ Configurações, aba Entrega, na opção Áreas de entrega. Selecione uma área de entrega e clique em “Editar”. Depois escolha um dos Métodos de entrega dos Correios e clique em “Editar”. Role a tela e procure pela opção Pacote padrão. Verifique todos os métodos de entrega de todas as áreas de entrega, principalmente o valor do peso extra.
Uma configuração errada de dimensões pode colocar o frete em uma outra classe de embalagem dos Correios, e uma configuração errada do peso da embalagem poderá aumentar sensivelmente ou até mesmo bastante o valor do frete.

Como exemplo fiz uma simulação onde configurei uma embalagem com peso extra de 0,5kg apenas para o método de entrega de SEDEX. O valor de entrega ficou mais elevado devido a esta configuração. Repare que o valor do PAC permanece o mesmo, pois não alterei as configurações do peso para este método de entrega.
Do lado esquerdo da imagem abaixo o peso extra da embalagem estava zerado, do lado direito com peso extra (0,5kg).

Taxa de manuseio

Dependendo do funcionamento da loja e dos tipos de produtos comercializados,  é necessário adicionar uma taxa de manuseio dos produtos e embalagens. Verifique se sua loja está com um valor cadastrado dessa taxa e se esse valor deve ser revisto. Para acessar essa configuração faça o procedimento do item anterior para editar os métodos de entrega, e procure por Taxa de manuseio. Esta configuração é feita acessando a mesma configuração da embalagem do produto (item logo acima).

Verificações dos produtos

Terminadas as verificações iniciais nas configurações fornecidas pelo plugin dos Correios, é hora de procurar o problema nas configurações dos produtos.

Peso e dimensões dos produtos

Configuração do WooCommerce

Um erro muito comum e que é simples de resolver é cadastrar produtos com uma determinada unidade de medida de peso e das dimensões, mas deixar nas configurações do WooCommerce outras unidades.

Por exemplo, nas configurações da unidade de peso estar em gramas (g) e na hora de cadastrar colocar o peso em quilogramas (kg) ou vice-versa. Ou então estar cadastrando os produtos com dimensões em centímetros (cm) e nas configurações estar em metros (m).

Para verificar como estão as configurações de unidades de medida de peso e dimensões acesse WooCommerce ⟶ Configurações, aba Produtos e opção Geral, em Medidas. Confira se essa configuração está realmente adequada aos seus produtos.

Configuração dos produtos

Se nenhuma das verificações anteriores resolveram seu problema, significa que o erro poderá estar nas configurações de peso e medidas configuradas nos produtos. Escolha um produto que você verificou que está com algum erro de cálculo do frete e edite-o.

Para isso acesse Produtos ⟶ Todos os produtos, escolha o desejado e clique em editar.

Desça até a região dados do produto, acesse a aba entrega e analise se os valores do peso e das medidas estão coerentes e se condizem com as unidades cadastradas nas configurações do WooCommerce.

Importante:
Se as dimensões e pesos não estiverem cadastradas, o sistema mostrará no checkout uma mensagem dizendo “nenhuma opção de entrega foi encontrada”. Isso também poderá acontecer se o peso extrapolar o máximo permitido pelos Correios ou se as dimensões do pacote não cumprirem as regras que serão mostradas logo abaixo.

Limites de peso e dimensões

Veja abaixo a tabela de limites mínimos e máximos de peso e dimensões das embalagens permitidas nas entregas pelos Correios.

Peso máximo permitido nos Correios
ServiçoLimite de peso
SEDEX30kg
SEDEX 10, 12 e hoje10kg
PAC30kg para remessa individual nacional
50kg para remessa individual estadual
Limites de dimensões das embalagens permitidas nos Correios
  • Pacotes e caixas:
EspecificaçõesMínimo (cm)Máximo (cm)
Comprimento (C)15100
Largura (L)10100
Altura (A)1100
Soma (C+L+A)26200
  • Envelope:
EspecificaçõesMínimo (cm)Máximo (cm)
Comprimento (C)1660
Largura (L)1160
Soma (C+L)27120
Importante:
Se as dimensões e pesos dos produtos estiverem corretas mas o valor do frete não, verifique novamente se as dimensões da embalagem do produto não estão incorretas nos métodos de entrega.

Análise do log

Se você fez todas as verificações anteriores e ainda assim está com valores incorretos no frete, só resta depurar o problema verificando o log dos Correios.

Ativando o log

Para ativar o log acesse o método de entrega com problema em WooCommerce ⟶ Configurações, aba Entrega na opção Áreas de entrega. Selecione uma área de entrega e clique em “Editar” e escolha um dos Métodos de entrega dos Correios e clique em “Editar” e role até Teste marque a opção Habilitar log, salve as alterações e por fim clique em Ver logs. Faça isso para os métodos de entrega que têm apresentado erros.

Para que o log mostre alguma informação, é necessário adicionar algum produto ao carrinho. Recomendo esvaziar o carrinho, voltar à página da loja e adicionar um produto que apresentava problema.

No meu exemplo irei adicionar um produto com valor de R$1.000,00, dimensões da caixa 15 x 18 x 9 (C x L x A), peso do produto de 1,5kg com o valor declarado ativo e taxa de manuseio de R$2,00 e peso extra da embalagem de 0,5kg para o SEDEX. Os CEP são: origem em 83005-010 e destino em 20010-120. O resultado na página de checkout é este abaixo:

Verificando o log

Para acessar o log temos dois caminhos:

  • através do mesmo caminho por onde habilitamos o log clicando em ver logs
  • indo em WooCommerce ⟶ Status, na aba logs, selecionando o log dos Correios e depois clicando em “visualizar”

Se por acaso você adicionar um produto ao carrinho e não aparecer nenhum log dos Correios, tente ir para a página de checkout e depois voltar à página de log de atualizar (F5).

Veja abaixo o log que foi gerado no meu exemplo. Passe o mouse sobre a imagem abaixo para dar zoom e conseguir ler o log em detalhes.

Analisando as informações destacas no log é possível encontrar incongruências nas informações que estão sendo adicionadas nos produtos e nas configurações do WooCommerce com o que está sendo enviado para cálculo do frete dos Correios.

Importante:
Note que no log dos Correios o valor total do frete está marcando R$83,68 mas no checkout o valor está R$85,68. Esta diferença se dá por que eu configurei uma taxa de manuseio do produto no valor de R$2,00.

É possível que pequenas alterações nos valores das medidas da caixa do produto ocorram, como em nosso exemplo. Contudo, o peso nunca irá ser diferente do que foi configurado tanto no produto quanto nas configurações da embalagem do produto (peso extra da embalagem). No meu exemplo o peso total corresponde a 1,5kg do produto + 0,5kg da embalagem, totalizando 2kg.

Caso a empresa necessite dos serviços opcionais dos correios, verifique se os valores deles estão congruentes. Confira se os CEPs estão corretos.

Se todas as configurações estiverem corretas e os logs mostrarem que os dados enviados estão corretos, entre em contato com os Correios.

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Ivan Gneiding
Ivan Gneiding
Artigos: 16

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